De pequenos reparos a decoração: veja dicas essenciais para valorizar seu imóvel
Investir em pequenas reformas, corrigir problemas elétricos e hidráulicos, bem como valorizar a decoração e ampliar espaços são práticas que agregam valor ao imóvel e aguçam o desejo do comprador ou locatário.
“Mostre ao cliente o que ele pode fazer. Isso aguça o desejo de compra”, explica o proprietário da empresa Revert Realce Imobiliário, Wanderley Revert que trabalha no segmento há mais de 1 década na Califórnia- Estados Unidos. Isso porque, segundo o especialista em uma casa ou apartamento vazio o comprador não consegue ter noção de como pode aproveitar o espaço – e acaba acentuando os defeitos.

Por isso, um dos principais segredos para valorizar o seu imóvel na hora da compra ou aluguel é agregar valor a ele, e um imóvel decorado pode valer até 30% mais do que outro sem decoração. Da mesma forma que um imóvel preparado com móveis vale pelo menos 20% mais do que um sem os itens essenciais.
Uma dica para valorizar seu espaço é utilizar espelhos na decoração. A decoração com espelhos ajuda a ampliar o ambiente, dando mais profundidade e aumentando a iluminação do cômodo.

Realizar novas pinturas com cores neutras, corrigir problemas elétricos e hidráulicos, fazer pequenos reparos de pisos e reformas em geral também são práticas simples, mas eficazes que terão forte impacto na valorização do seu imóvel.
Afinal, a questão elétrica pode ser um problema futuro se for mal executada o que pode pesar na qualidade e valor agregado do imóvel. Planejar e ter um projeto e execução das melhorias é um passo muito importante e um investimento necessário.
Investimentos adicionais também são bem vindos e podem ser atrativos para dar destaque ao seu imóvel, é o caso da instalação de churrasqueiras no quintal ou sacadas que valorizam o espaço e são bastante procurados na região litorânea.
E, não esqueça: ao colocar uma casa ou apartamento a venda é fundamental que a documentação do imóvel esteja em dia, sem nenhuma pendência.