Publicado em: 24 jun 2020
Os 5 passos importantes para conseguir comprar o imóvel dos seus sonhos são planejar as contas, quitar as dívidas e economizar são práticas essenciais para quem deseja ter sua moradia própria
Adquirir um imóvel está na lista de desejos de muitas pessoas, principalmente quando começam a vida a dois. Ter sua casa ou apartamento próprio se for bem planejado pode ser a realização de um grande sonho – um investimento para a vida toda. Mas, se for feito às pressas, sem planejamento, pode dar muita dor de cabeça e ser um grande problema familiar e financeiro.
Por isso é preciso estudar cada detalhe para que o imóvel dos seus sonhos não vire um pesadelo. E, é claro, nós separamos alguns passos essenciais para ajudar neste processo tão importante.
1. Planejar
Parece um tanto óbvio, mas às vezes na pressa de adquirir o imóvel tão sonhado esquecemos de fazer o principal: um planejamento. Saber quanto você ganha, quanto gasta é essencial para saber o que precisa antes de adquirir o seu imóvel. Para “barganhar” um desconto caso queira comprar à vista ou ter o crédito aprovado no caso do financiamento.
Se a ideia é financiar o imóvel, lembre-se que os bancos aprovam o crédito quando as parcelas estão dentro dos 30% da renda do comprador.
2. Elimine as dívidas
Se você tem dívidas o primeiro passo é quitá-las. Elimine dívidas como cartão de crédito – que compromete ¼ do seu orçamento com os juros. Não crie o hábito de pagar somente o mínimo do cartão – isso cria uma “bola de neve” e você entra numa dívida sem fim, pagando juros e não conseguindo eliminar as dívidas tão pouco investir.
3. Economize
Eliminou ou já não tinha grandes dívidas? Comece desde já a readequar seu orçamento – poupando pelo menos 30% do seu salário. Pois este costuma ser o valor das parcelas. E, quanto mais economizar antecipado você também estará economizando para dar uma boa entrada no valor do imóvel
4. Repense grandes gastos
É preciso ter muito critério nas finanças. Avalie os grandes gastos. Se pretender trocar de carro, ou fazer festa de casamento ou uma grande viagem é hora de colocar na ponta do lápis as prioridades neste momento.
5 . Divirta se com moderação
A quarentena pode ser o momento propício para economizar. Com mais tempo em casa, você consegue poupar aquele dinheiro que usava para ir as festas, jantares em restaurantes e outros gastos. Mesmo fora da pandemia, vale lembrar que embora diversão seja essencial para o nosso bem estar – equilibrar e reduzir alguns gastos desnecessários fazem uma grande diferença no orçamento. Deixar de jantar em um restaurante 1x ao mês pode ser uma economia irrelevante ao primeiro olhar, mas você já calculou quanto isso gera de economia nos 12 meses do ano?