4 modelos de lareira para aquecer sua casa no inverno
Ecológica, a gás, elétrica ou a lenha. Veja qual modelo de lareira combina mais com seu espaço.
Essa semana o frio no sul do país promete temperaturas baixíssimas, infelizmente nossas casas não estão preparadas para temperaturas tão baixas.
Separamos 4 modelos de lareira para aquecer e dar um toque charmoso na sua casa.
1. Lareira Ecológica
Uma das maiores vantagens dessas lareiras é que não exigem obra para sua instalação, por isso é ideal para apartamentos ou casas já construídas. Podem ser instaladas ou transportadas por todos os cômodos da casa. Prática e segura, a queima acontece por meio de álcool etílico ou etanol, o fogo gerado, por ser mais leve, não tem cheiro e também não produz fumaça.
A única desvantagem é que pode ser um pouco mais trabalhosa, pois necessita de um abastecimento de álcool contínuo.
2. Lareira a gás
Para quem preza por conforto e qualidade é prática, sendo ligada por um botão ou controle remoto. Seu funcionamento é feito por meio dos canos que passam pela parede ligados ao botijão e acende por ignição elétrica. Sua vantagem é que, como está ligada à rede, não precisa ser restabelecida.
Há dois tipos de modelos: os feitos de cerâmica refratária e o com pedras vulcânicas colocadas sobre os queimadores. A vantagem das pedras é que elas retém o calor sobre o equipamento, mantendo a temperatura do ambiente por mais tempo.
Muito parecida com a ecológica, não faz fuligem nem sujeira. Deve ser conectada ao botijão ou a um cilindro de gás.
3. Lareira a lenha
Quem nunca pensou em ter aquela experiência de sentar próximo a lareira, na companhia da pessoa amada e degustando queijos e vinhos? A lareira a lenha é rústica e charmosa e carrega essa atmosfera ao ambiente.
Apesar disso, é uma das lareiras menos viáveis para quem mora em apartamento. Necessita de uma chaminé pois emite fumaça e fuligem, o que pode contribuir para problemas respiratórios. Além de não ser muito saudável para o meio ambiente.
4. Lareira elétrica
É considerada uma lareira artificial, o fogo e a lenha são simulados de forma virtual e em 3D. Semelhante a um aquecedor, é alimentada por eletricidade, necessitando apenas de uma tomada. Mas cuidado, é necessário que a instalação seja feita com cuidado porque se mal conectada pode haver uma sobrecarga no disjuntor e um curto-circuito. Outra desvantagem é o alto consumo de energia elétrica.